ArtigosDicas

As Vantagens e Desvantagens de Cozinhar em Casa

A pandemia do novo coronavírus está trazendo novos hábitos e costumes para a população brasileira. Entre as tendências observadas, uma das mais evidentes é a mudança no preparo dos alimentos consumidos diariamente por muitas famílias. As panelas estão sendo mais requisitadas e o velho hábito de cozinhar em casa está mais presente.

O isolamento social fez com que muitas pessoas deixassem de consumir suas refeições em lugares públicos e passassem a cozinhar as suas próprias refeições.

Essa nova realidade na mesa dos brasileiros traz algumas vantagens e outras desvantagens, conforme vamos ver mais adiante. Será que essa nova realidade veio para ficar?

Vantagens de Cozinhar em Casa

Cozinhar em casa traz diversos benefícios. Muitos cozinheiros iniciantes estão gostando da nova prática e descobrindo novos hobbies. Estão aprendendo uma arte até então desconhecida, pois a correria do dia a dia não permitia. Encontraram na culinária uma forma de ocupar o tempo durante o confinamento domiciliar e desestressar da tensão do cotidiano.

Para esses aventureiros que estão começando a cozinhar, a internet é uma fonte rica que contém muitas dicas e receitas de deliciosos pratos. O site Rima dos Sabores, por exemplo, foi criado por uma blogueira que gosta de compartilhar suas receitas com quem precisa de um auxílio nesse momento de aprendizagem.

Outra vantagem bem valorizada em fazermos nossas próprias refeições, é a possibilidade que temos em optar pelos ingredientes de nossa preferência. O uso de ervas naturais, por exemplo, é mais saudável e possui um gosto mais intenso que as ervas secas.

Também podemos priorizar o uso de produtos com menos sódio, gordura, açúcar e conservantes e com mais nutrientes. Nossa saúde agradece.

Bem importante também é enfatizar o fato de termos a segurança da higiene utilizada no manuseio dos ingredientes. Quando nós somos os responsáveis por todo o preparo dos nossos alimentos, podemos evitar a reutilização de óleos, esterilizar as verduras e legumes corretamente e armazenar os ingredientes devidamente.

O descarte dos lixos produzidos ao cozinhar também é um fato que merece ser destacado, pois a forma como esse processo é realizado é de extrema importância para nosso planeta.

Quando comemos fora, ou pedimos comida, não sabemos o destino dos lixos produzidos durante o processo de confecção dos pratos. Quando nós somos os responsáveis por fazer nossas próprias refeições, podemos dar um encaminhamento seguro para todos os resíduos produzidos. Podemos, dessa forma, contribuir para um mundo mais limpo e melhor para todos.

Para finalizar a lista das vantagens de cozinhar em casa, a economia gerada no processo de cozinhar os pratos que consumimos diariamente é um dos benefícios mais valorizados pelas famílias brasileiras.

O fato de comprarmos os alimentos no supermercado e prepará-los em casa é capaz de fazer muita diferença no orçamento mensal de uma família. O valor que gastamos em uma única refeição pronta, é muitas vezes o suficiente para comprarmos vários ingredientes e montarmos marmitas para serem consumidas por diversos dias.

Desvantagens de Cozinhar em Casa

Mesmo com as diversas vantagens mencionadas acima em cozinhar em casa, muitas pessoas ainda optam por consumir uma refeição pronta. A falta de tempo é um dos fatores que mais relevantes no momento que a pessoa escolhe em comprar uma refeição pronta em vez de cozinhar.

Existem também aqueles que acreditam não ter habilidade e paciência para aprimorar os seus dotes culinários. Quando comemos em algum restaurante, ou pedimos algo num dos aplicativos de tele entrega, contamos com a economia do tempo, não só do preparo, como também não dispendemos tempo em comprar os ingredientes, arrumar a cozinha após cozinhar e lavar a louça.

Conclusão

Esperamos que essa nova tendência do povo brasileiro estar preparando suas próprias refeições venha para ficar. As vezes é só questão de organizar o tempo e estabelecer prioridades. Sabemos que as vezes o tempo aperta, e é ótimo termos opções para nos ajudar em momentos que estamos sem tempo disponível. Porém a arte de cozinhar deve ser incentivada e praticada por todos.

Avalie esta receita!
[Total: 2 Média: 5]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar