Dicas

Os 8 Principais Benefícios da Cenoura Para a Sua Saúde

Esta raiz laranja já é muito conhecida na nossa culinária, mas será que você realmente sabe de todos os benefícios da cenoura e suas propriedades?

Lembro de uma vez que estava preparando uma sopa em casa, e estava cortando a cenoura. Então comecei a me perguntar: o que é a cenoura afinal? E por que consumimos tanto ela?

Daucus carota é o nome científico da cenoura, que na verdade é uma raiz comestível, geralmente de coloração laranja ou alaranjada, mas que existe uma variedade de tipos, até cenoura roxa você pode encontrar.

Ela é utilizada no mundo inteiro, além do seu sabor maravilhosamente adocicado, ela também nos fornece uma série de benefícios que auxiliam na boa saúde e bem-estar.

Consumida em uma variedade de formas, desde de doces até sopas, mesmo crua, a cenoura é realmente agrada nosso paladar.

Por essas e outras a cenoura é considerada um super iguaria. Carregada de nutrientes e vitaminas que são essenciais para o organismo, a cenoura parece mesmo ter vindo dos céus.

Melhora a visão, deixa sua pele mais bonita e com aspecto saudável, melhora a digestão, previne até mesmo câncer e outras doenças…a cenoura veio mesmo para ficar na nossa cozinha.

Confira abaixo uma lista dos principais benefícios do consumo da cenoura.

Lista dos principais benefícios da cenoura

Raiz muito importante na nossa alimentação, abaixo você irá perceber que essa frase não é em vão.

  • Melhora da visão

É uma propriedade que interessa a todos. A cenoura é rica em betacaroteno que é responsável por produzir vitamina A que é essencial para a saúde dos nossos olhos. Previne contra doenças como catarata e degeneração ocular.

  • Tarda o envelhecimento

É batata, consumir cenoura deixa nossa pele e cabelos com aspecto mais saudáveis e joviais. A vitamina A presente na cenoura através do betacaroteno tem uma poderosa ação antioxidante, protegendo assim as células contra radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento.

  • Melhora a digestão

A cenoura contém uma quantidade considerável de fibras que atuam na manutenção do sistema digestivo, regulando seu funcionamento. Além disso, ela reduz a quantidade de gorduras no fígado e bílis.

  • Atua na melhora o sistema imunológico

A vitamina A atua estimulando o sistema imunológico. Seu organismo será capaz de combater com mais eficiência vírus e bactérias, além diminuir os riscos de contrair várias outras doenças.

  • Fortalece o sistema cardiovascular

A raiz adocicada tem propriedades que ajuda a prevenir doenças cardíacas. Além do betacaroteno, tem também o alfa-caroteno e a luteína. O consumo de cenoura atua reduzindo os níveis de colesterol ruim que obstruem as artérias.

  • Previne acidente vascular cerebral (AVC)

O consumo de cenoura reduz em até 68% o risco de um AVC. Esse benefício também está relacionado a presença do betacaroteno.

  • Benefícios para diabéticos

A cenoura é uma ótima alternativa para a regulação do açúcar no sangue. Os carotenoides atuam de forma inversa na resistência à insulina, ou seja, diminuindo o açúcar no sangue.

  • Melhora da saúde bucal

A ingestão da cenoura crua remove a placa bacteriana retirando também restos de alimentos dos dentes. Além disso, ela estimula as gengivas aumentando a quantidade de saliva que equilibra o pH bucal.

Comente abaixo:
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar