ArtigosDicas

Benefícios dos pães com levain

Se você é amante de cozinha com certeza já ouviu falar muito por aí sobre a utilização do fermento natural também conhecido como levain versus o uso do fermento biológico na preparação dos mais variados tipos de pães.

Bem, esse conflito sobre qual tipo de fermento utilizar e ainda sobre qual seria o melhor na preparação de receitas é algo bem comum, e tem explicação científica e lógica para isso, uma vez que um pode ser bem melhor que o outro em aspectos saudáveis e propriedades culinárias.

Para te ajudar a fazer o melhor pão na sua casa, na cozinha do seu empreendimento ou onde desejar, iremos trazer hoje tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da utilização do fermento natural, e porque ele é considerado melhor que o fermento biológico, que é o industrializado, em variados aspectos, preparando um pão saboroso na sua panela de ferro no forno e deixando ele com um sabor perfeito! Quer saber tudo sobre? Então, vamos lá!

Uso do levain ou fermento natural

Nada melhor para conhecer o processo de fermentação natural do que aprendendo mais sobre como ele se origina e ainda os principais processos e tempos em que ele foi submetido na história da humanidade.

A princípio, cabe informar que o fermento natural ou levain não tem somente esse nome, ele pode ser conhecido ainda como fermento levain, na nomenclatura francesa, massa lêveda em Portugal, massa madre em espanhol e ainda diversos outros nomes em outros locais onde passou a ser conhecido.

Os pães em que o fermento natural, levain ou massa madre é utilizado são bem fáceis de serem detectados, uma vez que ele deixa nesses alimentos um sabor bem mais marcante, que puxa para o sabor azedo, e também um aspecto mais rústico, trabalhando no pão uma massa mais grossa e trazendo em seu miolo uma grande quantidade de alvéolos irregulares. Se você ver um pão assim, saiba que ele é feito utilizando fermento natural, e o sabor será inconfundível.

O fermento biológico é a forma de fermento mais comum utilizada hoje em dia, sendo aquela produzida pela indústria e que não tem sabor específico, e não dá aos pães que produz um gosto tão bom quanto o fermento natural, sem contar na possibilidade da presença de toxinas perigosas ao organismo, onde o fermento natural se encontra livre delas. Vamos agora conhecer os principais benefícios do fermento natural.

Características dos pães com levain 

  • O pão fica com sabor diferente e mais gostoso

O primeiro ponto positivo do fermento natural é o sabor que ele deixa nas massas em que é utilizado. Devido o processo de levedura o teor da mistura que o fermento consegue compor é ácido, sendo assim o gosto que ele deixa nos alimentos é bem mais azedo que nos demais tipos de pães onde se utiliza fermento industrial, sendo um sabor único e bem mais saboroso, levemente azedo e marcante.

Esse tipo de sabor agrada a qualquer paladar, e é ideal para quem deseja utilizar o pão como acompanhamento de algum outro tipo de alimento, assim ele não só soma como massa que aumenta a quantidade do que se consome, mas ainda em sabor, deixando a sua refeição bem mais completa.

  • Baixo índice glicêmico

Outro ponto positivo do fermento natural é que ele dá ao pão que produz a propriedade de um baixo índice glicêmico, espécie de alimento ideal para quem busca perder peso, ganhar massa muscular e é adepto da prática frequente de atividades físicas. Quem tem atividade intensa com o corpo pode comer o pão feito com fermento natural sem peso nenhum na consciência, além de dar a massa uma baixa caloria.

  • Aumento da capacidade de digestão

O fermento natural dá ao pão a propriedade de facilidade na hora da digestão, e quando em contato com o organismo faz com que ele tenha um maior desenvolvimento e atuação de bactérias benéficas a ele e ao processo de digestão em si, trazendo ainda a riqueza em fibras. Além disso, cabe citar que é rico em nutrientes e vitaminas, livre de toxinas que possam prejudicar seu corpo.

  • Usando panela de ferro para assar seu pão feito de levain

E, para deixar o seu pão feito com fermento natural com um sabor ainda mais perfeito, a nossa dica é utilizar a queridinha panela de ferro na preparação, tendo como principais vantagens para o seu alimento levado ao forno o aquecimento por completo do seu alimento, tornando o tempo de preparação mais rápido, retenção do calor, mantendo a comida mais quente por mais tempo e ainda deixando o sabor mais íntegro e preservando a delícia que é o pão com fermento natural.

Avalie esta receita!
[Total: 1 Média: 5]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar