Receitas

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Esta receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate é o bolo de cenoura mais fácil que você já fez! Fofo, úmido, não muito doce e coberto com muito chocolate.

Nesta receita, em vez de adicionar cenouras raladas para dar textura, as misturamos até ficarem macias. Elas dão ao bolo sua cor amarela brilhante, mas dificilmente são detectáveis ​​no sabor, agindo como um adoçante suave.

E, mesmo com a adição de brigadeiro, este bolo não é tão doce, tornando-o um ótimo bolo, adequado para ser servido como sobremesa ou no café da manhã.

Como fazer o bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Ingredientes para a massa do bolo:

  • 300 gramas de cenouras descascadas, cortadas em pedaços;
  • 3 ovos grandes;
  • 1 3/4 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de óleo vegetal;
  • Uma pitada de sal;
  • 2 xícaras de farinha de trigo peneirada;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Ingredientes para para a cobertura:

  • 1 xícara de chocolate meio amargo picado;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1/2 xícara de creme de leite;
  • Chocolate granulado (opcional).

Instruções para fazer a massa do bolo

Pré-aqueça o forno a 280 graus.

Na jarra do liquidificador, assim como na receita de bolo de milho de liquidificador, misture as cenouras, os ovos, o açúcar, o óleo e o sal. Misture até ficar homogêneo.

Despeje a mistura em uma tigela grande e, usando um batedor de mão, mexa delicadamente a farinha e o fermento em pó, até que não restem mais vestígios de farinha.

Despeje a massa na forma preparada e asse por cerca de 50 minutos ou até que um palito inserido no meio saia limpo.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Em seguida, passe uma faca de manteiga pelas bordas, bata a forma firmemente algumas vezes e agite-a suavemente para ajudar a soltar o bolo. Deixe o bolo esfriar enquanto prepara a cobertura.

Instruções para cobertura do bolo

Para fazer a cobertura de chocolate, misture o chocolate, o leite condensado e a manteiga em uma panela.

Cozinhe a mistura, em fogo médio-baixo, mexendo sempre, até engrossar e soltando do fundo da panela, cerca de 10 minutos.

Adicione o creme de leite e mexa até ficar homogêneo. A cobertura deve ser espesso, mas derramável.

Transfira o bolo para uma travessa e despeje a cobertura por todo o bolo. Decore com chocolate granulado, se desejar. Deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.

Dicas extras

Em primeiro lugar, é importante triturar as cenouras e misturá-las bem. Pedaços de cenoura podem pesar a massa e fazer um bolo mais denso.

Peneire sempre os ingredientes secos. A peneiração adiciona ar, e, portanto, traz leveza e também evita grumos que pesariam a massa.

Enquanto o liquidificador é ótimo para misturar as cenouras e os ingredientes líquidos, mexa os ingredientes secos à mão, usando uma espátula ou um batedor. Seja gentil! Você deseja manter todo o ar que foi incorporado durante o processo de mistura.

Não se esqueça de pré-aquecer o forno. O tempo e a temperatura afetam a textura e o sabor dos produtos assados, e iniciar em um forno frio altera essas duas variáveis. Além disso, a massa requer uma boa quantidade de calor no início, para aumento, textura e escurecimento ideais.

Resista ao desejo de abrir a porta do forno com muita frequência, pois isso deixará muito calor escapar e pode fazer com que seu bolo afunde.

Sempre unte e polvilhe bem a forma. Certifique-se de obter não deixar fendas na forma sem untar!

Seja paciente! Aguarde o bolo esfriar por pelo menos 10 minutos antes de tentar tirá-lo da forma. Mas não espere muito, ou o bolo pode ficar úmido e grudar na forma.

Comente abaixo:
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar