ArtigosDicas

Como Deixar o Bolo Fofinho? Aprenda 10 Dicas Fundamentais

Aprenda passo a passo 10 dicas simples de como deixar o bolo fofinho, úmido e macio por dentro. São dicas simples mas muito poderosas.

Fazer bolo faz parte de um ritual prazeroso e que envolve dedicação. Quando você tira um tempinho do seu dia para cozinhar para a família ou para você mesmo, isso também é amor. Mas quem nunca se frustrou quando abriu o forno e se deparou com um bolo duro e que mal cresceu?

Muitas vezes, seguimos à risca as receitas e mesmo assim algo sai errado. Para que isso não aconteça mais, separamos 10 dicas surpreendentes que faz toda a diferença na hora de deixar seu bolo fofinho.

Preparar um bolo não pode ser feito de qualquer maneira, deve ser um  momento agradável e sem pressa. Para que ocorra tudo bem, há algumas orientações que devem ser seguidas nas três etapas de preparação. Veja abaixo essas dicas.

Como deixar o bolo fofinho? Antes de começar…

1- Separe tudo antes de começar

Antes de iniciar a confecção do bolo, deixe todos os ingredientes que irá usar na receita separados e à mão, pois desta forma você verificará a validade deles e não precisará parar o bolo no meio, pois isso afetará a fofura da massa.

2- Pré-aquecer o forno

Se você costuma usar o forno convencional, então é preciso acendê-lo antes de iniciar a receita. Desta forma, a massa não descansará enquanto você acende o forno, pois esta pausa interfere na maciez da massa. E também com o forno pré-aquecido a temperatura estará ideal para o cozimento da massa.

Durante o preparo…

3- Peneirar

Peneirar os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate em pó) e as gemas, facilita na hora de misturar. Além de deixar a massa mais fofinha.

4- Bater os ingredientes líquidos primeiro

Fazendo desta forma, os componentes líquidos ficam mais homogêneos, favorecendo a adição dos ingredientes secos.

5- Claras em neve

Esta dica não pode faltar! Separe as gemas das claras e com a batedeira bata as claras até o ponto de neve (pode virar o recipiente que a clara não cai). Acrescente quase no final da receita, pois nesta parte, as claras devem ser misturadas delicadamente à massa. Esse truque vai deixar sua massa super fofa.

6- Açúcar com manteiga

Separadamente, bata o açúcar e a manteiga até formar um creme aerado. Lembrando que a manteiga deve estar em temperatura ambiente. E depois misture os demais itens da receita.

7- Deixe a farinha para depois

Pode parecer estranha esta dica, mas ela funciona! A farinha deve ser batida o mínimo possível, pois quanto mais é mexida mais é liberado glúten, o que deixa massa mais elástica e menos fofinha.

8- Use bicarbonato de sódio

Basta um pitada de bicarbonato de sódio para avivar a cor e fazer seu bolo crescer macio.

Hora de assar…

9- Nunca abra o forno

Quando se abre o forno antes de 30 minutos depois que a massa foi colocada lá, o ar frio que entra interrompe o processo de crescimento. Resultado: bolo murcho e solado.

10- Esfriar o bolo

As pessoas sempre deixam o bolo esfriar dentro do forno, mas se esquecem que ele continua quente, o que pode ressecar a massa.

Conclusão

Se você não conhecia algumas dessas dicas e quer experimentá-las, se joga e comprove quão fofinho seu bolo ficará. Essas orientações farão toda diferença na hora de preparar aquele tão sonhado bolo.

Avalie esta receita!
[Total: 0 Média: 0]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar