Dicas

Como Recuperar Bolo Cru?

Veja quatro formas de salvar sua receita e nunca mais jogue um bolo no lixo por falta de cozimento!

Você já passou pela experiência de fazer um bolo e descobrir que ele ficou cru quando saiu do forno? Diante dessa cena, muitas pessoas ficam frustradas e acabam jogando toda a receita no lixo. Porém, você não precisa mais fazer isso, pois vamos mostrar como recuperar bolo cru.

É isso mesmo, esse tipo de problema pode ser contornado de modo rápido e simples. Ficou surpresa? Então, siga com a leitura até o final para descobrir todas as informações.

Dicas de como recuperar bolo cru

Aqui, selecionamos quatro formas de lidar com um bolo cru. Você pode testar cada uma delas e ver a que melhor funciona para a sua receita.

Fazer um bolo vulcão

Caso apenas o centro da sua massa esteja cru, uma ótima estratégia é transformá-la em um bolo vulcão. Para isso, descarte a região central e preencha com uma calda cremosa e super saborosa.

Fazer um bolo no pote

Outra boa estratégia para você que não sabe como recuperar bolo cru é transformá-lo em uma versão de pote. Para isso, você pode esfarelar um pouco a massa e colocá-la de volta no forno por uns 10 minutos.

Como a superfície de contato será maior, a parte crua vai cozinhar facilmente. Depois, é só fazer as camadas do bolo: preencha com um pouco de massa, jogue um recheio, coloque mais massa e mais recheio.

Aqui no site, temos uma receita muito saborosa de Bolo de Cenoura no Pote. Confira.

Usar papel alumínio

Caso não queira mudar a forma original do seu bolo, as estratégias dos bolos vulcão e de pote não vão servir.

Então, o que você pode fazer é cobrir a massa, ainda na fôrma, com papel alumínio e voltar para o forno por 10 minutos. Dessa maneira, é possível cozinhar as partes cruas sem queimar as que já estão no ponto ideal.

Usar a técnica de banho-maria

Esta dica para recuperar bolo cru não é tão conhecida, porém é extremamente eficaz. Ela é ideal para quando você erra a proporção de ingredientes líquidos na massa.

Aqui, o que precisa fazer é cobrir a fôrma com papel alumínio e colocá-la dentro de outra fôrma maior com água. Ou seja, em banho-maria. Depois leve tudo isso de volta ao forno e deixe cozinhando por 15 minutos.

Como recuperar bolo cru: entenda as causas do problema para evitá-lo

Para um cozinheiro iniciante, é relativamente comum fazer bolos que acabam não cozinhando direito. Em geral, o problema aparece com receitas cremosas, como o bolo de fubá cremoso, pois ele tem muitos ingredientes líquidos.

E aqui já podemos listar o primeiro motivo que leva os bolos a ficarem crus: grande desproporção entre itens sólidos e líquidos. Porém, essa não é a única razão para o problema. .

Não pré-aquecer o forno antes de colocar a massa também causa distúrbios no processo de cozimento. Junto a isso há também a questão da temperatura do forno. Em geral, ela deve estar a 180ºC.

Caso você aumente muito a chama é bem possível que a massa cozinhe por fora, mas permaneça crua no centro.

Portanto, fique atento a esses três pontos antes mesmo de começar a preparar a sua receita. Assim, você evita ter uma surpresa desagradável com o seu bolo. E, nesse caso, nem vai precisar usar as dicas que apresentamos anteriormente. Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar, certo?

Compartilhe este post com suas amigas nas redes sociais!

Avalie esta receita!
[Total: 1 Média: 5]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar