Dicas

Como salvar um bolo de cenoura solado?

Selecionamos dicas incríveis para você usar quando a receita desanda

Ninguém gosta de comer um bolo solado, não é mesmo? Ele fica pesado, com sabor estranho e textura nem um pouco agradável. Porém, o que fazer quando sua receita dá errado e o problema aparece? Aqui, vamos explicar como salvar um bolo de cenoura solado.

Desse modo, você não precisará jogar comida fora nem vai sentir que seu tempo e dedicação foram desperdiçados. E então? Preparado para conhecer as nossas dicas? Siga com a leitura!

Como salvar um bolo de cenoura solado?

A primeira coisa que você precisa fazer para salvar seu bolo é colocar um pouco de água com açúcar para esquentar ou mesmo ferver um pouco de leite. Feito isso, é só derramar esse líquido devagar sobre toda a extensão do bolo.

Isso fará com que a massa fique molhadinha, acabando com a sensação de algo duro e compacto. Vale a pena, ainda, fazer uma cobertura bem gostosa, de chocolate ou leite Ninho, por exemplo. Isso vai camuflar o problema inicial. Até porque, quem não gosta de bolo com cobertura, não é?

Outra boa opção para salvar seu bolo de cenoura solado é fazer torradas. Isso mesmo, torrada de bolo é algo muito bom e vai bem com café, suco ou no lanche da tarde.

Assim, corte seu bolo em fatias médias e coloque em uma torradeira ou leve ao forno preaquecido. Neste último caso, deixe assar até que a massa fique dourada.

Por que o bolo de cenoura pode solar?

Agora que você já sabe como salvar um bolo de cenoura solado, chegou o momento de saber por que esse problema ocorre. Dessa forma, você pode evitá-lo e, assim, agilizar todos os seus processos dentro da cozinha.

Nos tópicos abaixo, selecionamos os dois principais motivos que podem fazer seu bolo desandar e ficar solado em vez de fofinho.

1 – Falta de fermento

O fermento é um item essencial para fazer o bolo crescer e ficar fofinho. Durante seu processo químico dentro da massa é gerado gás carbônico, o que faz a mesma ficar areada e expandir, evitando o temido aspecto solado.

Sendo assim, caso você esqueça de por fermento no bolo, as chances da receita desandar são bem grandes. Aproveite e confira o nosso artigo: Esqueci o fermento do bolo, e agora?

2 – Abertura do forno antes do momento certo

Outra grande vilã das receitas é a temperatura. Afinal, para um bolo assar e crescer bem é necessário manter uma temperatura constante no forno, sem choque térmico.

Assim, quando você abre a porta do forno antes do tempo certo para o cozimento da massa, o calor que estava no ambiente se dissipa e o ar frio do exterior entra em contato com o bolo. A consequência disto, muito provavelmente, será um bolo solado.

Conclusão

Bem, diante do que explicamos, tenha total atenção na hora de elaborar as suas receitas para evitar os erros citados. Porém, caso o problema já tenha ocorrido, não se desespere. Coloque em prática as dicas de como salvar um bolo de cenoura solado que demos no início do texto.

Gosto deste artigo? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais com quem precisa de dicas de cozinha.

Avalie esta receita!
[Total: 1 Média: 5]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar