Dicas

Onde Surgiu o Bolo de Cenoura? Conheça a História

O bolo de cenoura nunca sai da moda, este bolo rico em especiarias e úmido, cheio de cenoura raspada e nozes tostadas, Tem um grande, especialmente quando coberto por uma pequena camada de creme de queijo.

O fascinante neste bolo é que os bocadinhos alaranjados da cenoura dão cor e textura ao bolo, juntamente com doçura e umidade, e o sabor torna-se indistinguível.

Normalmente a questão primordial no bolo de cenoura, é se se deve adicionar a compota de maçã esmagada ou o abacaxi á massa.

Onde surgiu o bolo de cenoura?

Bem Antigamente os Árabes precisavam transportar farinhas sem estragar. Descobriram que molhando a farinha e fazendo “discos” achatados ela se conservava bem.

O calor do deserto os assava. Resolveram colocar frutas para alterar o sabor sem gosto da massa. Assim surgiram os bolos e panetone, inclusive o bolo de cenoura.

A Cenoura

Adicionar qualquer um destes ingredientes dará um sabor extra e umidade ao bolo. Assim se for do seu agrado, adicione meio copo de abacaxi esmagado ou de compota de maçã, juntamente com óleo e aroma ou extracto de baunilha.

Tome nota, que poderá ter que cozinhar o bolo mais alguns minutos do que é descrito na receita.

Embora, usar cenouras para fazer bolos possa parecer estranho, fique a saber que na Europa já utilizam a cenoura para fazer bolos desde a Idade Média, numa altura em que outros adoçantes eram difíceis de encontrar ou apenas demasiado caros.

De fato, as cenouras são um vegetal muito doce. Juntamente com as beterrabas são os vegetais mais açucarados, e isto por si só justifica plenamente o seu uso desde cedo na confecção de sobremesas.

Talvez não saiba também, mas as cenouras alaranjadas que hoje temos nas nossas casas e tanto apreciamos, são uma variante de cenouras roxas, originadas no Afeganistão, no seculo 7 Antes de Cristo.

Depois de se popularizar na Europa, os Gregos foram os primeiros a avançar com a ideia de que ela poderia ser benéfica para a visão, e esta ideia espalhou-se rapidamente, levando a que muitos europeus comessem grande quantidades deste vegetal na esperança de melhorar a visão.

O caso mais caricato, foi dos ingleses durante a Segunda Grande Guerra Mundial, em que se consta que os pilotos ingleses consumiam grandes quantidades de cenouras com a intenção de melhorar a sua visão noturna.

Este também foi um dos únicos alimentos que não escasseou durante a guerra, por isso encorajavam os militares a comer este alimento.

 

Comente abaixo:
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar