ArtigosDicas

Esqueci de Colocar Fermento no Bolo, e Agora?

Não precisa entrar em desespero, pois selecionamos diferentes dicas para ajudar você a lidar com essa situação

Com toda a correria do cotidiano, é normal esquecermos de alguma coisa, ainda mais na cozinha, que envolve tantos processos. Mas, quando a pergunta “esqueci de colocar fermento no bolo, e agora?” surge em nossas cabeças, bate aquele desespero. Afinal, será que a receita está destinada a ir por água abaixo?

Saiba que existem sim maneiras de lidar com essa situação, se não for tarde demais, é claro. Isso porque se o bolo já tiver começado a cozinhar, então, realmente, você não terá o que fazer.

Porém, em outras situações, as soluções são variadas e é o que vamos apresentar neste artigo. Aproveite e boa leitura!

Esqueci de colocar fermento no bolo! E agora?!

Existem alguns caminhos diferentes que você pode tomar para que seu bolo ainda cresça, fique fofinho e muito saboroso.  Nos próximos tópicos, listamos algumas dicas práticas do que fazer nessa situação.

Esqueci de colocar fermento no bolo. Posso colocar antes de levá-lo ao forno?

Se você não tiver colocado o fermento na hora do preparo da massa e ela ainda não tiver entrado no forno, não há com o que se preocupar. Ainda é possível adicionar o ingrediente à receita.

Para tal, basta pegar a colher do produto e, com cuidado, polvilhá-lo por cima do conteúdo do bolo. Uma vez feito esse processo, pegue uma colher ou um garfo e comece a misturar o pó químico com a massa até que tudo fique homogêneo.

Bata em pequenos círculos, imitando o movimento de uma batedeira. No caso de uma forma redonda, é interessante girar a forma, ao invés de movimentar a mão.

Faça esse processo de forma leve e tranquila, até que o fermento se una à massa. Depois disso, leve ao forno e deixe assar que seu bolo crescerá normalmente.

Esqueci que estava sem fermento em casa e só me dei conta quando lembrei de colocá-lo na massa. O que posso fazer?

Existem alguns substitutos para o fermento químico. Ainda que o cremor de tártaro não esteja presente em qualquer cozinha, bicarbonato de sódio e limão geralmente estão.

Polvilhe uma colher de chá de bicarbonato sobre a massa e misture da mesma forma que descrita na dica acima. Depois, coloque meia colher de chá de limão , espalhando-as em gotas pelo bolo. Eles irão agir igual ao pó químico, provocando a fermentação e fazendo com que a massa cresça.

Meu bolo já cozinhou. O que fazer nesse caso?

Bem, nessas situações existem algumas soluções, que irão depender da sua criatividade.

Como a massa está pequena, pode-se utilizá-la como base de algum outro bolo, fazendo uma receita em camadas. Uma calda também pode ser bem-vinda, dando um aspecto mais belo para o bolinho.

Se o tamanho estiver mediano, em invés de usá-lo como base, faça uma ganache e dê alguns andares à sua criação.

Bem, você conferiu algumas formas de ajustar a receita do seu bolo caso tenha esquecido de colocar fermento na massa. Coloque-as em prática no seu cotidiano  antes de ficar desesperada pensando que seu bolo vai dar errado. Com um pouco de criatividade, o sabor e o tempo dedicado ao preparado não serão desperdiçados.

E você, tem alguma outra ideia de como consertar ou aproveitar o bolo sem fermento? Então, conte para nós nos comentários!

Avalie esta receita!
[Total: 1 Média: 5]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar