ArtigosDicas

O Que Fazer Para o Bolo Não Murchar?

Um problema comum nas preparações, mas que pode ser evitado por meio de ações simples. Aqui, vamos explicar tudo

Algo que é frustrante dentro de uma cozinha é quando, por alguma razão, o bolo que tanto colocamos amor simplesmente fica baixo e tímido. Então, o que fazer para o bolo não murchar?

Bem, existem diversas maneiras para conseguir uma massa fofinha, grande e bonita. Aqui no artigo, apresentaremos as principais formas de conseguir fazer isso. Então, siga com a leitura e descubra como elaborar um bolo delicioso em sua casa.

O que fazer para o bolo não murchar e continuar alto

Ainda que sigamos uma receita à risca, existe uma chance de que o bolo venha a diminuir após crescer um pouco, causando o efeito murcho nele. Porém, muitas vezes, são detalhes pequenos que levam a esse evento. Sendo assim, aqui vão algumas dicas do que fazer enquanto se prepara o bolo para evitar tal problema.

A temperatura

Um dos detalhes que podem levar um bolo a abaixar é a temperatura dos ingredientes usados na preparação. Muita gente não sabe, mas o correto é manter os todos os itens em temperatura ambiente, evitando choques térmicos na massa.

Ovos e leite gelados, por exemplo, demoram um pouco mais para esquentar. Assim, quando misturados à massa e levados ao forno irão atrapalhar tanto o cozimento quanto a expansão do bolo. Afinal, o gelo faz com que as moléculas permaneçam juntas.

Assadeira e forno

Sabia que até mesmo as fôrmas utilizadas em uma receita podem interferir no processo de crescimento? Não é apenas a forma do bolo que ela influencia, mas também o cozimento da massa. Uma assadeira que tem o tamanho errado para a receita, por exemplo, pode fazer com que a massa não cozinhe bem, o que levará o produto final a encolher de tamanho.

Além disso, sempre preaqueça o forno por, pelo menos, 10 minutos a 180°C, antes de utilizá-lo. Assim, o ambiente fica em uma temperatura estável esperando o bolo. No entanto, não deixe o forno quente demais, pois isso fará com que a massa asse por fora, mas fique crua por dentro. Consequentemente, ela também irá murchar.

Delicadeza e atenção

Muito cuidado com a ordem em que mistura os ingredientes do bolo. Um fermento colocado de maneira errada pode perder totalmente seu efeito de fermentação, fazendo com que a massa não cresça.

Além disso, é preciso ter delicadeza ao misturar os ingredientes. A clara em neve, por exemplo, é algo que precisa ser cuidadosamente adicionada à massa, do contrário perderá todo o ar que você trabalhou criar e fará o bolo perder volume.

Assim, é necessário prestar bastante atenção tanto nos processos quanto em como você adiciona cada um dos componentes da receita. Um pouco de força a mais pode fazer com que tenha de começar tudo do zero.

Agora você sabe o que fazer para o bolo não murchar

Como vimos ao longo do artigo, pequenos detalhes podem influenciar bastante o crescimento da massa, fazendo com que ela murche por completo ou fique incrivelmente bonita. Desse modo, atente-se a cada um dos pontos que apresentamos para criar receitas cada vez melhores.

Gostou deste texto? Então, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e familiares nas redes sociais!

Avalie esta receita!
[Total: 1 Média: 5]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar