Dicas

O Segredo do Bolo de Cenoura

Você sabe qual o segredo do bolo de cenoura? Seja como for o bolo, de cenoura, com laranja, com brigadeiro, vulcão ou avalanche, ele sempre será uma verdadeira delícia.

No entanto, é sempre bom estar atento, pois há possibilidades de “erro” durante o preparo do bolo de cenoura. Isso pode ocorrer devido uma série de fatores, desde a escolha dos ingredientes até o momento de desenformar seu bolo.

As vezes não conseguimos deixar a massa fofinha e ela fica com um aspecto pesado, as vezes o bolo fica fofinho, mas não tem um sabor acentuado de cenoura.

O segredo do bolo de cenoura

Atingir todos esses pontos que nós desejamos quando fazemos esse delicioso bolo é bastante difícil, especialmente porque quando pesquisamos a respeito, muitas informações são contraditórias e não sabemos quem está falando a verdade.

Afinal, qual é o Segredo do bolo de cenoura?

Hoje eu vou te dar algumas dicas que vão te ajudar a fazer o bolo de cenoura perfeito, fofinho, úmido, com sabor adequado e sem ter que se confundir com as várias informações duvidosas ou conflitantes com as quais a gente se depara.

Quanto eu devo bater as cenouras?

Se você está se familiarizando com a cozinha e não tem tanta experiência, eu sei que você já se deparou com um bolo de cenoura sem sabor e ainda com pedacinhos de cenoura na massa (o que nem sempre é ruim dependendo da expectativa do resultado).

Isso acontece porque as cenouras não foram batidas o suficiente, o sabor não foi extraído por completo e os pedaços deram uma textura desagradável ao seu bolo.

É importante fazer um “suco” com as cenouras ainda cruas, pois o cozimento das cenouras retira parte do sabor e dos nutrientes.

Se eu fizer o bolo no liquidificador vai solar?

É muito comum utilizar o liquidificador para o preparo da massa do bolo de cenoura, isso porque com as cenouras cruas você não tem potência suficiente em uma batedeira para tritura-las.

O uso do liquidificador não atrapalha de forma alguma, muito pelo contrário, como é comum utilizarmos óleo como fonte de gordura no bolo de cenoura, a batedeira não consegue emulsificá-lo adequadamente, o resultado é um bolo gorduroso e heterogêneo.

O maior problema em usar o liquidificador é que muitos acreditam que é correto utilizar a rotação das lâminas para incorporar a farinha e o fermento, o que não é verdade.

Quanto mais você trabalha a farinha, mais pesado fica o seu bolo. É necessário envolver a farinha com os líquidos de maneira delicada, inibindo a produção de glúten e favorecendo o crescimento da massa.

Sobre o forno

Ao fazer um bolo, o primeiro processo não deve ser misturar os ingredientes, e sim ligar o forno. O fermento precisa de um ambiente bastante quente para trabalhar, especialmente nos 20 primeiros minutos de fogo.

E se você já queimou um bolo antes eu sei que a ansiedade bate e você quer checar o bolo a cada 5 minutos como se fosse um bebê.

Mas abrir a porta do forno libera o calor que deveria ficar lá dentro e muitas vezes contribui para o bolo não subir.

Essas foram as dicas de hoje, espero que você possa coloca-las em prática logo logo!

 

Comente abaixo:
ganhar dinheiro com bolo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar