ArtigosDicas

Por Que o Bolo Cresce e Depois Abaixa?

Conheça as três principais razões que levam a esse tipo de problema e cozinhe bolos cada vez mais altos e bonitos!

Quantos bolos você já fez que estavam altos e lindos dentro do forno e, depois, murcharam na mesa? Mas, afinal, por que o bolo cresce e depois abaixa? Essa é uma pergunta comum e que tem muitas respostas. Tudo depende dos processos por quais a massa passou e como eles foram feitos.

Neste artigo, não apenas apresentaremos os motivos, como também vamos dar dicas do que você pode fazer para evitar que o seu bolo perca volume. Aproveite e boa leitura!

Então, por que o bolo cresce e depois abaixa?

Como mencionamos, inúmeras são as razões que levam um bolo a abaixar, indo desde a temperatura do forno até o uso dos ingredientes. Esses pequenos detalhes passam comumente despercebidos, ainda mais quando estamos em casa e precisamos dar atenção a várias coisas diferentes.

No entanto, reconhecê-los fará você perceber o que pode estar dando errado, evitando os problemas e mantendo seu bolo bonito.

O uso do fermento

O fermento deve ser o último item a entrar no preparo da massa. Afinal de contas, assim que ele é colocado na receita, começa a fazer efeito.

fermento em pó

Só que você quer que a ação desse ingrediente tenha início dentro do forno e não fora dele. Quando isto ocorre, a fermentação acaba desandando e bolo tem grandes chances de abaixar depois de pronto.

Sendo assim, nunca coloque fermento no meio da preparação da massa. Além disso, depois que a mistura estiver homogênea, não a deixe parada por muito tempo. Então, unte a fôrma e preaqueça o forno com antecedência.

A temperatura do forno

Entre todos os motivos existentes para que os bolos desabem, a temperatura errada do forno possui o recorde de fazer qualquer massa desabar.

O que ocorre é que todo bolo, sem restrição, deve ser assado em fogo baixo, a 180°C. O aumento da temperatura fará com que ele cozinhe depressa por fora, mas permaneça cru por dentro.

Assim, enquanto a parte externa do bolo cresce, a parte interna continua baixa. Então, o volume que você pode observar é apenas aparente, pois, uma vez que a preparação sai do forno, ela murcha. Afinal, a massa está mal cozida e vem abaixo.

O ato de abrir a porta do forno

Por Que o Bolo Cresce e Depois Abaixa

Se você for uma pessoa ansiosa e ficar abrindo o forno o tempo todo enquanto o bolo cozinha, então seus bolos sempre permanecerão baixos. A constante abertura da porta faz com que a temperatura interna do fogão caia, prejudicando o processo de cozimento, já que a massa não consegue aquecer e fazer suas reações apropriadamente.

Logo, isso irá causar um efeito similar à temperatura muito alta, explicada no tópico anterior. Porém, em vez de parecer que cozinhou por fora, seu bolo pode ficar cru por dentro e pálido e sem cor por fora.

Dessa maneira, use um cronômetro.  Marque 40 minutos de cozimento e, após esse tempo, dê uma olhada em como tudo está indo. Espete com uma faca e, se essa sair limpa, a massa estará pronta. Caso contrário, deixe-a cozinhar por mais algum tempo.

Agora você já sabe por que o bolo cresce e depois abaixa

Diante de tudo o que apresentamos, fica claro que cozinhar um bolo precisa de alguns cuidados básicos para resultar em uma massa alta e fofinha. Agora, no entanto, você já sabe o que pode atrapalhar a sua receita.

Dessa maneira, fique atenta às nossas dicas e siga os processos apresentados corretamente. Assim, temos certeza que seus bolos ficarão altos e incríveis!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos!

Avalie esta receita!
[Total: 0 Média: 0]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar