Dicas

Por Que o Bolo Cresce Mais no Meio?

Entenda aqui os principais motivos que ocasionam esse problema. Também conheça outros problemas comuns na preparação de bolos e saiba como evitá-los

Você resolve fazer um bolo e está super animada pelo resultado. Porém, quando ele sai do forno a decepção aparece e sua receita está toda torta. Aí, surge uma pergunta muito recorrente: por que o bolo cresce mais no meio do que nas pontas, ficando com um aspecto feio?

Ao longo do texto de hoje, vamos responder essa dúvida e apresentar outros problemas recorrentes na confeitaria e como resolvê-los. Venha com a gente!

Mas por que o meu bolo cresce mais no meio?

Bem, isso ocorre com maior frequência em massa que são colocadas em fôrmas retangulares do que nas preparações em assadeiras redondas. Contudo, qual a razão desse resultado que deixa a parte do meio do bolo maior do que as laterais? A resposta é bem simples: a temperatura do forno.

Um dos principais ingredientes para um bom bolo não está na massa, mas no calor a que ela é exposta. Então, na maior parte das vezes, esse problema de crescimento aparece porque o centro assou primeiro do que o restante da área. Consequentemente, ele sobe mais.

Tendo isso em mente, dá para entender porque tal desnível aparece mais nas fôrmas retangulares. Afinal, elas tendem a ser maiores, exigindo muito mais cuidado no momento de distribuir o calor igualmente.

Já sei por que o bolo cresce mais no meio. Porém, como evitar isso?

A primeira coisa que você deve fazer para ter um bolo uniforme é preaquecer seu forno por, pelo menos, 15 minutos. É essencial que a massa vá para o fogo com o ambiente já quente, pois isso facilita o cozimento uniforme.

Além disso, lembre-se sempre de colocar a fôrma o mais centralizada possível no forno. Assim, o calor circula melhor, evitando que o lado fique mais frio do que o outro.

Outra dica que ajuda a evitar que o bolo cresça mais no meio é untar a fôrma com papel manteiga. Isso porque ele distribui o calor e deixa a massa mais estruturada.

Quais são os outros problemas comuns ao se preparar um bolo

Nos tópicos abaixo, listamos três problemas que sempre aparecem nas receitas de bolo. Fique atenta a cada um deles para evitar que apareçam nas suas preparações.

  • Massa não cresce

A principal razão que faz uma massa não crescer é a falta de fermentação adequada. Sendo assim, sempre coloque o fermento no final da receita, misturando com uma colher até que incorpore totalmente.

Também observe a validade do mesmo. Para isso, ferva um pouco de água e jogue uma colher de chá de fermento dentro. Se não borbulhar, é que já não serve para uso.

  • Massa fica muito pesada

Alguns bolos ficam pesados em vez de terem aquela textura fofinha que tanto gostamos. Para evitar esse problema, nunca mexa demais a farinha de trigo na massa. Quando batida em excesso, ela forma uma espécie de liga que dá a sensação de peso à preparação.

Sendo assim, apenas bata o suficiente para homogeneizar a mistura.

  • Massa fica com manchas brancas

Esse é um problema decorrente de uma situação oposta a do tópico anterior e é a falta de mistura adequada da farinha. Quando ela não fica bem incorporada aos demais ingredientes, as manchas aparecem. Dessa maneira, é sempre bom peneirá-la na hora do uso.

Bem, agora você já sabe por que o bolo cresce mais no meio, por que ele fica pesado, com manchas ou até mesmo não cresce. Todos esse problemas comuns podem ser evitados com ações simples.

Como vimos, elas envolvem apenas cuidado com a temperatura do forno, medição de ingredientes e homogeneização adequada. Então, siga as dicas que apresentamos e tenha uma massa perfeita.

E você, já enfrentou algum dos problemas listados aqui no texto? Conte para a gente nos comentários abaixo.

Avalie esta receita!
[Total: 0 Média: 0]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar