ArtigosDicas

Por Que o Bolo Sola? Aprenda Passo a Passo Como Resolver

Ter uma massa solada é a preocupação de muitas pessoas, mas esse problema tem solução e ele está relacionado ao processo de fermentação do bolo

Você gastou um tempo danado preparando uma receita e, na hora de partir o bolo, percebe que ele está solado. Temos certeza que essa situação já ocorreu na sua vida e sabemos como ela é frustrante. Por isso, resolvemos explicar, em detalhes, por que o bolo sola e como evitar essa reação.

Sendo assim, siga com a gente e saiba como ter preparações sempre fofinhas e saborosas. Preparada?

Por que o bolo sola?

O preparo de um bolo é baseado em processos químicos. Dessa maneira, quando algo sai errado na mistura, o resultado não é aquele esperado por você. Porém, por que o bolo sola? Bem, antes de antes de qualquer coisa, é necessário compreender o que significa esse termo.

De forma geral, quando dizemos que uma massa está solada significa que ela ficou dura, pesada e com pouco volume. Esse problema ocorre por conta de uma má fermentação.

Quando o bolo não fermenta de forma adequada, existe pouca produção de dióxido de carbono, ou gás carbônico. E a questão é que este ingrediente é essencial para que a massa aumente de volume e fique areada e fofinha depois de assada.

Por que o bolo sola mesmo usando fermento?

Por que o bolo sola se eu uso fermento? Essa é uma pergunta recorrente entre cozinheiros amadores. Afinal, a função desse produto não é exatamente evitar o problema da má fermentação?  Bem, a coisa não funciona bem assim.

O uso do fermento é sim essencial para ter uma massa fofinha, pois é ele que vai liberar o gás carbônico. Contudo, esse ingrediente precisa ser usado no momento certo e da forma correta. Do contrário, as bolhas de ar acabam sendo destruídas e impedindo o processo químico de ocorrer da forma certa.

Dessa maneira, sempre utilize o fermento no final da preparação e sem mexer demais. O ideal e incorporá-lo ao bolo com uma colher, até que tudo esteja dissolvido.

Além disso, verifique se o mesmo continua bom para uso. Para fazer o teste, basta pegar um copo com água e colocar um pouco do produto dentro. Se espumar, é sinal de que você pode consumi-lo.

Já sei por que o bolo sola, como evitar esse problema?

Como comentamos, uma boa fermentação é indispensável para um bolo leve e saboroso, evitando que o mesmo sole. Porém, o que pode atrapalhar esse processo? Existem diversas razões para isso.

A seguir, vamos apresentar duas delas e explicar o que fazer para evitar o problema.

  • Fique atenta à temperatura do forno

Para que a massa do seu bolo consiga fermentar não pode ocorrer choque térmico. Sendo assim, nunca abra a porta do forno minutos depois de colocar a fôrma dentro dele.

Isso fará o ar quente do eletrodoméstico perder calor em contato com a temperatura externa, interrompendo o crescimento da massa.

  • Pese todos os ingredientes

Na confeitaria, tudo precisa ser medido. Afinal, alguma proporção errada pode gerar uma mistura sem equilíbrio, dificultando a fermentação.

Sendo assim, fique atenta para não colocar líquidos ou farinha demais, açúcar de menos ou qualquer outro ingrediente errado.

Agora que você já sabe por que o bolo sola e conhece as técnicas para evitar esse problema, que tal preparar uma bela receita? Aqui no site, temos diversas opções simples e saborosas. Não deixe de conferir cada uma delas.

Clique aqui e veja algumas preparações incríveis de bolo de cenoura.

Avalie esta receita!
[Total: 0 Média: 0]
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar