ArtigosDicas

Porque Meu Bolo de Cenoura Fica Parecendo Pudim?

Muitas pessoas entram em contato conosco com a seguinte pergunta, porque meu bolo de cenoura fica parecendo pudim? Pois bem, neste artigo vamos responder esta pergunta e dar dicas de como solucionar este problema.

Bolo de cenoura é mesmo uma delícia, por esse motivo ela é uma das receitas mais pesquisadas da internet. Mas existe outro segredo para o porquê do bolo de cenoura ser tão “famoso” entre os bolos de cafés da tarde.

Um dos principais é que fazer bolo de cenoura não é fácil, muitas coisas podem arruinar sua receita e muitas vezes seguir receitas disponíveis na internet pode ajudar e muito.

Fazer tudo às cegas pode resultar em um bolo sem sabor, queimado, solado, sem textura macia, pode não cozinhar por completo, mas a pior de tudo é quando o seu bolo de cenoura fica parecendo um pudim.

Uma massa elástica e até gelatinosa, com uma textura desagradável, pesada e sem aquela completa fofura e maciez que tanto esperamos de um bolo de cenoura.

Mas nem tudo está perdido, pois nesse artigo eu vou te contar o que fazer e principalmente o que não fazer para o seu bolo de cenoura nunca mais virar “pudim”.

Abaixo você confere alguns dos principais motivos para você ficar atento na hora de preparar seu bolo de cenoura.

Porque meu bolo de cenoura fica parecendo pudim?

Veja abaixo alguns dos motivos que podem deixar o seu bolo de cenoura parecendo um pudim.

  • Cenouras além do necessário

Quando a gente faz bolo, claro que não queremos que ele fique com gosto de farinha, ou sem sabor. Muitas vezes isso nos leva a colocar mais cenoura do que é necessário para preparar a massa base do bolo.

As cenouras trazem muito sabor, mas também muita densidade para o bolo. Tudo demais é veneno, então é melhor sempre seguir as “ordens” de alguma boa receita para obter um resultado saboroso.

  • Fazer todos os processos da massa no liquidificador

Quando você decide fazer o seu bolo usando óleo e cenouras cruas, é essencial o uso do liquidificador. O liquidificador serve para triturar as cenouras por completo e para misturar o óleo totalmente evitando que a mistura fique cheia de pedaços ou gordurosa.

Mas tome cuidado, pois nem todos os processos que envolvem fazer um bolo precisam de tanta força e potência. Misturar a farinha e o fermento com a parte líquida que você obteve no liquidificador (cenoura, ovos, açúcar e óleo), é um processo que exige delicadeza.

Quanto mais você trabalha a farinha de trigo, mais pesada a sua massa vai ficar. Você não precisa necessariamente remover a mistura do copo do liquidificador, mas é importante que você misture a farinha com o auxílio de uma colher, fouet ou espátula.

  • Forno frio

Não pré-aquecer o forno é uma “sentença de morte” para qualquer receita de bolo. O fermento que você adiciona na massa precisa do calor para funcionar, especialmente durante os 20 primeiros minutos.

No caso do bolo de cenoura, esse calor é ainda mais necessário, uma vez que as cenouras conferem mais peso a massa.

Colocar seu bolo em um forno que não foi pré-aquecido e abrir constantemente o forno para verificar se já está pronto, atrapalham o fermento e impede o seu bolo de crescer, a massa perde o ar presente e o resultado é um bolo duro, pesado e com aspecto de pudim.

Espero que com essas dicas fique mais fácil para você evitar comer um “pudim” ao invés de um bolo de cenoura fofinho delicioso.

 

Comente abaixo:
ganhar dinheiro com bolo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar