ArtigosDicas

Qual a Temperatura Para Assar Bolo de Cenoura?

Você sabe qual a temperatura para assar bolo de cenoura? Pois é, existem vários fatores que contribuem para que um bolo fique perfeito, a qualidade dos ingredientes, usar as quantidades corretas, misturar a massa completamente e com delicadeza.

Realmente sabemos que todos esses elementos influenciam diretamente na qualidade do bolo, e quando falamos de qualidade, estamos nos referindo a sua textura, sabor e maciez.

Mas sem sombra de dúvida, um dos principais fatores por trás da qualidade do bolo, que é um fator em que todas as receitas de bolo tem em comum para atingir a perfeição, é a temperatura para assar bolo de cenoura.

Diferente do que muita gente acha, fazer bolo não é uma tarefa simples, “só misturar e assar”. Mesmo quando vamos preparar aqueles bolos de misturas pré-prontas, precisamos estar atentos antes e durante o seu preparo.

Por esse motivo é necessário que de antemão, você separe todos os ingredientes necessários e que estes estejam com uma temperatura “padronizada” para não influenciar na química durante o preparo do bolo.

Uma outra dica importante, é você deixar o forno pré-aquecido, e isso deve ser feito logo no início da sua receita. Caso contrário o resultado pode ser um bolo empelotado, um bolo queimado, um bolo pesado ou seco, um bolo com aspecto de pudim, ou até um bolo queimado nas bordas e cru no meio. Essa série de resultados ruins parece mesmo ser um “pesadelo” culinário.

Você sabe qual a temperatura para assar bolo de cenoura?

Qual a temperatura para assar bolo de cenoura ideal?

A cozinha muitas vezes é um laboratório de química, mas mesmo que você misture os ingredientes corretamente, esperando um resultado agradável, a displicência com a temperatura vai levar sua receita por água abaixo.

O calor do forno não serve somente para cozinhar a massa do bolo. O calor é responsável também por garantir um ambiente propício para que ocorra as reações químicas adequadas.

Para ter um bolo fofinho, é preciso ter um forno pré-aquecido. O calor do forno é indispensável principalmente durante os 20 primeiros minutos de cozimento, para que a farinha e o fermento utilizados na sua receita reajam quimicamente, deixando o bolo leve e aerado, permitindo que ele possa assar por igual, inclusive no meio.

Caso você propicie um ambiente com calor demais, mesmo que você esteja monitorando o seu bolo, isso fará com que o bolo asse rápido demais e assim que você tirar o bolo do forno, ele vai murchar, assim como acontece com o suflê, perdendo todo o oxigênio que deveria estar preso na massa.

Já um forno abaixo da temperatura adequada faz com que o bolo asse devagar demais, fazendo com que ele perca umidade, ficando seco, denso e pesado. Então como saber qual a temperatura certa para assar bolos?

Essa temperatura varia, não só de fogão para fogão, mas de receita para receita. Na grande maioria dos fornos, a mais comum é 180°C, para fornos mais potentes, podem requerer menos, mas é uma questão de tentativa e erro.

É necessário testar o seu forno, de acordo com o calor e levando em conta a quantidade de bolos que você vai assar. Quanto maior a fôrma (mais massa) para assar ou mais bolos você for assar ao mesmo tempo, mais calor será necessário.

 

Comente abaixo:
ganhar dinheiro com bolo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar