ArtigosDicas

Vitaminas da Cenoura

As vitaminas da cenoura são inúmeras e neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de consumir este alimento riquíssimo e que esta presente e todo o mundo.

A cenoura é uma hortaliça muito utilizada e comum no dia a dia das pessoas de todo o mundo. A cenoura possui inúmeras utilizações, que vão desde pratos salgados a receitas doces, como bolos, por exemplo.

Esta raiz é responsável por proporcionar inúmeros benefícios à nossa saúde, fornecendo uma ótima quantidade de nutrientes para um bom funcionamento do nosso corpo.

A cenoura pode ser ingerida crua ou cozida, além de ser utilizada em várias preparações (sucos detox, bolos, dentre outros).

É pela sua versatilidade que a cenoura é considerada um alimento muito consumido na culinária do Brasil, o que é ótimo, pois esta raiz contém nutrientes muito importantes para nossa saúde, tais como as vitaminas pró-A, C e K e minerais (o ferro, por exemplo).

Tais nutrientes são responsáveis por melhorar desde o funcionamento da pressão arterial até a perda de peso com saúde.

Além das vantagens citadas acima, a cenoura ainda pode ser responsável pelos benefícios que você pode conferir abaixo:

A cenoura é muito boa para a saúde dos seus olhos

A vitamina A encontrada na cenoura é uma excelente forma de cuidar da manutenção dos olhos, pois em nossa retina existe um pigmento responsável por reconhecer a luz, onde este nada mais é do que uma variação da vitamina A.

Ao ingerir a cenoura, você estará garantindo a renovação deste pigmento. Além disso, a vitamina A ajuda a prevenir a cegueira noturna além de muitas outras doenças que possam prejudicar a visão. Uma ingestão regular de cenoura pode reduzir em até 45% o risco de degeneração dos olhos.

A cenoura é ótima para seu coração

Os antioxidantes presentes na cenoura (vitaminas A, C e E) são extremamente importantes para nosso sistema cardiovascular, pois no que diz respeito às doenças do coração, muitas delas têm relação direta com o estresse oxidativo.

As fibras contidas na cenoura, são ótimas para a redução dos níveis de colesterol de nosso organismo e, além disso, o potássio contido nessa raiz pode ajudar na vasodilatação, o que proporciona uma melhor circulação do sangue, diminuindo a pressão arterial.

A cenoura também é boa para o seu cérebro

O betacaroteno contido na cenoura, ajuda a cuidar do cérebro no que diz respeito aos efeitos do envelhecimento, principalmente sobre a capacidade cognitiva.

Estudos feitos nesta área, mostraram que pessoas que ingerem quantidades diárias indicadas de cenoura, obtiveram uma considerável desaceleração do decaimento da cognição, principalmente em relação às pessoas que não fizeram essa ingestão recomendada.

Benefícios que as vitaminas da cenoura podem trazer

  • Diminui as chances de acidente vascular cerebral
  • Auxiliam no desenvolvimento infantil
  • Ajuda na manutenção da saúde bucal
  • Possui propriedades antibacterianas
  • São ótimas para a pele, as unhas e os cabelos

A cenoura quando aliada a uma boa dieta e exercícios diários, pode proporcionar incontáveis benefícios para a saúde tanto do nosso corpo quanto da nossa mente, tudo isso graças às suas várias vitaminas e minerais que proporcionam saúde e bem-estar para todos que estiverem dispostos a conhecer um pouco mais deste legume tão rico.

Comente abaixo:
emagrecer sem parar de comer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar